Uma recente informação, recebida pelo grupo parlamento do PCP, dá conta que existem atrasos significativos em diversas linhas do metro do Porto.
Estes atrasos, de acordo com a informação recolhida, resultam de problemas técnicos nas composições do Metro do Porto. Estes problemas, que podem colocar em causaa segurança, obrigam a limitações adicionais na velocidade da circulação.
De acordo com as informações recolhidas, existem problemas na manutenção das caixas redutoras das composições do Eurotram.
Na verdade, também de acordo com a informação recolhida os intervalos da manutenção foram substancialmente alargados aumentando os riscos.
O PCP sempre afirmou que o desinvestimento, a fúria privatizadora de empresas públicas e a sua entrega a grandes grupos económicos, que querem maximizar os seus lucros, poderia acarretar tais riscos.
Assim ao abrigo da alínea d) do artigo 156º da Constituição e nos termos e para os efeitos do 229º do Regimento da Assembleia da República, pergunto a este Ministério da Economia o seguinte:
1.Que razões justificam os atrasos verificados nas diferentes linhas do Metro do Porto?
2.Há algum problema técnico que esteja a provocar limitações adicionais à velocidade da circulação das composições do Metro do Porto?
3.Caso se confirme que medidas vai este Ministério tomar para resolver o problema acima descrito?
Pergunta ao Governo N.º 538/XII/3.ª
Atrasos nas linhas do Metro do Porto
