Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Associações de defesa da floresta

A Associação Floresta Segura foi constituída por um conjunto de cidadãos habitantes de concelhos da área da Mata do Buçaco. Os membros da associação asseguram, por meios próprios e com recursos ao trabalho voluntário, importantes tarefas de vigilância e patrulhamento das florestas. Apesar das muitas carências, este trabalho tem permitido reduzir de forma assinalável o número de incêndios na área de intervenção da associação e assegurar algum nível de protecção do valioso património florestal que a Mata, não obstante a degradação sofrida ao longo dos anos, ainda contém.

Perguntamos à Comissão Europeia:
1. Que apoios comunitários poderão ser canalizados para estimular a actividade de associações do tipo da Associação Floresta Segura?
2. Tem conhecimento de associações deste tipo noutros Estados-Membros? De que forma poderá ser estimulado o intercâmbio e a troca de experiências entre os membros destas associações nos diversos Estados-Membros?

• Ambiente
  • Perguntas