Trabalho da Delegação nacional à Assembleia Parlamentar da Organização de Segurança e Cooperação Europeia (OSCE)
Sr. Presidente,
Sr. Deputado João Soares,
Participando, nesta Legislatura, na Delegação portuguesa à Assembleia Parlamentar da OSCE, temos vindo a acompanhar com muito interesse o trabalho desta Organização que, em nossa opinião, merece a melhor atenção.
Desde logo, como já foi referido, na sua origem, a Acta Final de Helsínquia, em 1975 e as preocupações que animam esta Assembleia Parlamentar - contribuir para a paz, a cooperação, o diálogo entre povos muitos distantes, com culturas muito distintas, com processos de evolução muito diferenciados.
Naturalmente, a existência desta Assembleia Parlamentar pode e deve continuar a constituir um importante espaço de procura de respostas, sobretudo, no mundo conturbado em que vivemos hoje.
O Sr. Deputado falou-nos da perspectiva de realização de uma cimeira da OSCE na qual se poderá aprofundar o que deve ser esta Organização.
Teremos oportunidade de, no quadro das nossas discussões, trocar opiniões mais aprofundadas, mas, estando o Sr. Deputado, neste momento, na qualidade de Presidente da Assembleia Parlamentar da OSCE, se pudesse adiantar-nos mais algumas ideias, que estejam já hoje clarificadas, sobre quais poderão ser os objectivos mais precisos dessa Assembleia, creio que teria uma grande importância para a nossa reflexão colectiva e para podermos avançar com o melhor contributo para o sucesso da mesma.