Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Apoios especiais ao emprego no Algarve

Num encontro recente com sindicalistas da União de Sindicatos do Algarve tomei conhecimento da grave situação de crescimento do desemprego. Em Outubro de 2009, existiam 20.238 desempregados registados no IEFP, o que significam mais 9.086 desempregados do no mês homólogo do ano anterior, o que significa que o desemprego registado cresceu 81.5% de um ano para o outro. Ora, sabendo-se que, no Algarve, devido à sazonalidade do turismo, os piores meses de crescimento do desemprego situam-se entre Novembro e Março, é com grande preocupação que se encara o futuro próximo. Por isso os sindicalistas insistem na necessidade de medidas urgentes, integradas num Plano Regional articulado de combate ao desemprego e à crise, que permitam travar o desemprego, garantir a protecção social dos desempregados e carenciados e relançar a economia regional.

Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:

1.Que medidas podem ser tomadas e que apoios podem ser canalizados para esta região tendo em conta o excessivo crescimento do desemprego, muito superior à média nacional, que indicia claramente a existência de uma crise regional, a necessitar de um plano de emergência?

2.Está a ser estudada a classificação da Região do Algarve relativamente à atribuição de fundos comunitários, tendo em conta a gravidade da situação que ali se vive?

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Trabalhadores