A pandemia de Covid-19 veio afectar, de uma forma avassaladora, as associações desportivas, os clubes e os praticantes, em especial os mais jovens. Um número muito significativo de empregos terão desaparecido, até à data, na área do desporto.
Muitos clubes estão em risco de encerrar, cessando definitivamente a sua actividade, por não terem os recursos financeiros necessários para lidar com uma perda de grande parte das receitas, das quais depende a sua gestão diária. As consequências serão muito negativas, com uma previsível
acentuada diminuição geral da prática desportiva, a par dos correspondentes impactos ao nível da saúde, incluindo na saúde mental.
Pergunto à Comissão Europeia:
1. Está disponível para propor um programa de apoio extraordinário e urgente ao desporto, que apoie estruturas diversas, com particular enfoque no movimento associativo de base popular, nos clubes, de forma a compensar prejuízos financeiros e a criar condições que possibilitem a retoma gradual e
segura, tão rápida quanto possível, das atividades desportivas?
2. Tem desenvolvido alguma iniciativa, conjuntamente com os Estados-Membros, tendo em vista a retoma da prática desportiva e a normalização gradual das competições?
3. Quais os resultados práticos da plataforma e do estudo referidos na resposta à pergunta E- 005018/2020 e que medidas decidiu tomar na sequência dos mesmos?