Pergunta ao Governo N.º 3284/XII/1

Apoios da Fundação para a Ciência e Tecnologia ao Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA)

Inserida no programa das Jornadas de Trabalho de deputados do PCP nos Açores, de 2 a 7 de Maio último, foi realizada uma visita ao Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores.
No encontro com o Vulcanólogo Prof. Victor Hugo Forjaz foram dados elementos relevantes sobre a importante actividade do Observatório nas áreas de estudo, investigação e divulgação da vulcanologia, sismologia, geotermia, hidrotermia e ecologia regionais. Actividade com impactos positivos para a Região na actividade turística (turismo geológico, ambiental e costeiro) na educação ambiental e de protecção da natureza, no acompanhamento da exploração geotérmica, no apoio à protecção civil.
Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Governo que, por intermédio do Ministro da Educação e Cultura, me sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. Uma informação sobre os apoios concretizados da Fundação para a Ciência e Tecnologia ao Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores e os projectos que suportam.
2. Qual a avaliação e importância que atribui o Governo da República à actividade do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores e as razões para o baixo nível de apoios que lhe tem sido dado?

• Educação e Ciência
  • Poder Local e Regiões Autónomas