Num encontro com trabalhadores da fábrica da Delphi, SA, em Ponte de Sor, distrito de Portalegre, (antiga Inlan / GM), que emprega actualmente directamente mais de 600 pessoas, tive conhecimento que a multinacional americana está a transferir parte da sua produção de componentes de automóveis para a Hungria e a Polónia.
Ora, sabendo-se que nesta zona de Ponte de Sor e concelhos limítrofes não há alternativas de emprego, e que o desemprego, no Alentejo, já hoje é muito elevado, não se pode aceitar que esta multinacional deslocalize a sua produção sem qualquer preocupação com o emprego e o desenvolvimento local, depois de ter recebido apoios comunitários para investir na fábrica.
Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:
- Que apoios comunitários foram atribuídos à Delphi em Ponte de Sor? E à antiga proprietária Inlan / GM? Quais as condições?
- Que apoios foram atribuídos às diversas fábricas da Delphi em Portugal?
- Estão a ser atribuídos também apoios comunitários para a sua instalação na Hungria e na Polónia, sabendo-se que a deslocalização pode implicar desemprego em Portugal?
- Que medidas vão ser tomadas para apoiar e garantir a produção e o emprego com direitos em Portugal, visando contrariar esta estratégia empresarial da Delphi, que apenas visa obter maiores lucros à custa do desemprego e do bloqueio ao desenvolvimento?