O sector vitivinícola foi gravemente afectado pelos impactos da Covid-19. Com o encerramento de restaurantes e mercados, a quase ausência de festas e eventos e a diminuição abrupta do turismo, as vendas baixaram drasticamente.
As medidas anunciadas pela Comissão de apoio ao sector, como a destilação de crise e a ajuda ao armazenamento, aquando da primeira vaga, foram importantes para os produtores de vinho. Mas, uma vez que a crise sanitária se está a prolongar no tempo, são necessárias mais medidas que suportem a manutenção e a recuperação deste sector.
Está a Comissão disponível a prolongar as medidas anunciadas aquando da primeira vaga para lá de 15 de outubro de 2021, como a destilação de crise e o armazenamento, conferindo prioridade às cooperativas, que representam milhares de pequenos produtores?
Que outras medidas podem ser equacionadas para ajudar os produtores a ultrapassar esta crise que agravou os problemas já existentes dos baixos preços à produção, em especial na pequena e na média agricultura?