cultura do ananás na Região Autónoma dos Açores é uma actividade centenária, com impacto na economia local e regional, sendo também um relevante elemento do património histórico-cultural da Região.
Tratando-se de uma actividade complexa e exigente, os custos de produção são hoje significativamente elevados face ao preço de mercado do produto final. Em todo o caso, este constitui sempre um produto de alta qualidade, com propriedades únicas, diferenciadoras de produtos similares provenientes de outras regiões do mundo.
Não obstante os apoios de que a actividade beneficia no âmbito do POSEI, os produtores de ananás debatem-se hoje com um conjunto de problemas que vão dos elevados custos de produção às dificuldades de escoamento do produto, devido ao carácter ultra-periférico da região, passando pela falta de pessoal técnico especializado (estufeiros, operadores de estufas, pintores, carpinteiros, etc.).
Em face do exposto, pergunto à Comissão:
1. Que apoios comunitários poderão ser mobilizados para apoiar a cultura do ananás na Região Autónoma dos Açores?
2. Que apoios específicos poderão ser dirigidos a cada uma das seguintes vertentes:
- Reconhecimento e valorização da cultura do ananás como património histórico-cultural e elemento identitário da Região;
- I&D aplicada à cultura do ananás e às suas aplicações nos sectores alimentar, farmacêutico e outros;
- Facilitação do escoamento do produto e sua valorização nos mercados, nomeadamente através do apoio ao funcionamento de mercados inter-ilhas;
- Formação de pessoal técnico especializado.