Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Apoios ao regadio tradicional

Portugal, com períodos de seca cada vez mais frequentes, vive uma situação preocupante com as dificuldades sentidas no acesso à água, com repercussões negativas ao nível do aproveitamento agrícola e da atividade pecuária. A falta de capacidade de armazenamento de água necessária para responder aos efeitos da seca, tal como é reconhecido por múltiplas entidades ligadas ao setor da água, e a deficiente utilização sustentável da água nos diferentes domínios, com o comprometimento do exercício de algumas importantes atividades económicas, evidenciam um insuficiente investimento estrutural no desenvolvimento do regadio face à superfície agrícola utilizável, suscetível de aproveitamento.

Em reunião com associações de agricultores portuguesas, foi-me referida a escassez ou quase ausência de verbas para a construção e/ou recuperação de regadios tradicionais e regadios de pequena e média dimensão bem como o excesso de burocracia para concorrer às mesmas.

Tendo em conta o papel da pequena e média agricultura e da agricultura familiar na alimentação, na biodiversidade e na valorização das comunidades rurais, pergunto:

Pode ser incrementado o apoio ao investimento para a construção e/ou recuperação de regadios tradicionais e regadios de pequena e média dimensão visando incrementar a produção agrícola diversificada?

Está disposto a agilizar procedimentos tendo em conta este tipo de agricultura?

• União Europeia
  • Perguntas