Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Apoios ao combate à subnutrição em países afectados por situações extremas

De acordo com informação recente divulgada pelas Nações Unidas, na Somália mais de meio milhão de crianças corre o risco de morrer devido à fome. Um aumento de 33% face ao cenário relatado em junho. A seca severa afeta gravemente todo o Corno de África, mas também o Sael, Angola ou
Moçambique.

Nos países do Corredor Seco da América Central, no Haiti, na Síria, no Iémen ou no Afeganistão, a guerra e os fenómenos naturais extremos fazem cair milhões de pessoas para a fome.

Exigem-se medidas imediatas, como o apoio ou reforço da ajuda financeira dos programas da ONU, mas também medidas para o fim dos conflitos bélicos e o estabelecimento da paz.

Em dezembro de 2021, a Comissão comprometeu-se a disponibilizar 2500 milhões de euros para combater a subnutrição nos países parceiros das regiões afetadas.

Pergunto:

1. Desse valor, quanto foi até agora mobilizado? Considera reforçar essa ajuda e mobilizando-a através da ONU?

2. Que medidas está a tomar, com vista ao reforço do multilateralismo, nomeadamente no quadro da ONU, com vista ao desenvolvimento de iniciativas que possibilitem a resolução política e negociada, no quadro da carta das nações unidas, para vários conflitos em curso, de que são exemplo, o Iémen,
a Síria ou a Ucrânia.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu