Com a destruição da agricultura que teve como consequências o abandono do mundo rural, há cada vez mais desequilíbrios: há menos agricultores e menos agricultura, menos floresta ordenada e menos caça, e, simultaneamente, aparecem mais animais selvagens, cada vez mais próximos das
localidades e das pessoas, em busca de alimento. A falta de viabilidade económica de pequenas explorações agrícolas e florestais, a que a PAC não é alheia, leva ao abandono da actividade e isso é agravado pela destruição causada por animais selvagens, como o javali ou o lobo. São cada vez
mais frequentes os relatos de agricultores e produtores florestais que referem a destruição parcial ou total da produção por parte destes animais. Perante a inexistência de seguros agrícolas que cubram os prejuízos sofridos pelos agricultores, estes sentem que estão literalmente “entregues à bicharada” e ponderam abandonar a actividade.
Pergunto que apoios podem ser alocados aos agricultores e produtores florestais pelos impactos sofridos por ataques de javalis, lobos e outros animais selvagens?
De que forma podem os agricultores e produtores florestais ser ressarcidos pela destruição causada por estes animais? Considera estabelecer um programa de indemnização a agricultores e produtores florestais pelos impactos causados na produção por animais selvagens?
Apresentação: 30.8.2023