Considerando a necessidade de apoiar e incentivar a investigação e inovação no domínio da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das doenças crónicas, como a epilepsia, a prioridade que lhe é necessário dar enquanto doença crónica grave, e tendo em conta que, muitas vezes, as pessoas com esta doença são discriminadas no chamado mercado de trabalho, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:
1. Está prevista uma atenção especial para apoiar e incentivar a investigação na área das doenças crónicas, designadamente no domínio da prevenção e diagnóstico precoce?
2. Que iniciativas pretende tomar para encorajar os Estados-Membros a assegurarem um nível igual de qualidade de vida, designadamente na educação, emprego, transportes e sistema público de saúde, para as pessoas com epilepsia, estimulando, por exemplo, o intercâmbio de boas práticas e no fomento de avaliações eficazes do impacto da saúde nas principais políticas nacionais e da União Europeia?
3. Que medidas existem para apoiar e incentivar a investigação e inovação no domínio da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da epilepsia e a prioridade que lhe é necessário enquanto doença crónica grave?