A COOPOFA - Cooperativa de Consumo Popular de Faro - é uma instituição que, ao longo das últimas décadas, tem vindo a prestar um importante conjunto de serviços sociais à população deste concelho algarvio. Parte indissociável da história do Concelho dos últimos 30 anos, esta instituição tem vindo a ser severamente afectada pela crise económica e social e pela forte quebra no consumo dela decorrente.
Os problemas financeiros acumulados exigem uma intervenção imediata, de forma a permitir uma estabilização de tesouraria, e uma acção de médio-prazo, que permita perspectivar o desenvolvimento futuro da cooperativa, partindo das difíceis condições actuais.
Ora, as restrições ao crédito hoje existentes em Portugal, para as micro, pequenas e médias empresas e para o movimento cooperativo, dificultam bastante esta necessária intervenção, ameaçando o futuro da COOPOFA..
Em face do exposto, pergunto à Comissão Europeia:
1. A que instrumentos de apoio ao nível da UE poderão recorrer as cooperativas em dificuldades, tendo em conta as actuais restrições ao crédito?
2. Que medidas tem a UE para apoiar o sector cooperativo e mais especificamente as cooperativas de consumo?