Numa visita recente ao Avepark – Parque de Ciência e Tecnologia, SA, nas Caldas de Taipas, concelho de Guimarães, pude constatar o importante trabalho do Centro de Investigação de Excelência aí localizado do Grupo de Investigação 3B's (GI 3 B's), designadamente nas áreas da biotecnologia e medicina regenerativa.
Aí trabalham cerca de 120 investigadores, na sua maioria jovens, a quem é essencial garantir estabilidade futura, seja em termos de apoio aos projectos de investigação, seja na garantia de direitos sociais e laborais, seja quanto à possibilidade de concretização dos seus projectos, designadamente no seu desenvolvimento terapêutico.
Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:
- Que medidas e apoios estão previstos para garantir o desenvolvimento da investigação neste centro de excelência, situado numa região que vive momentos graves de desemprego, pobreza e desindustrialização?
- Que medidas concretas vai tomar para que a "Estratégia de Recursos Humanos para os investigadores" seja concretizada no cumprimento da Carta Europeia do Investigador e do Código de Conduta para a Contratação de Investigadores?