Numa reunião recente com a Associação de Proprietários da Urbanização de Vila D’Este, em Vila Nova de Gaia, que presta um importante serviço social à população local, fui informada que o projecto ali existente do programa PROGRIDE (178-M2-ISS-POR), programa para a inclusão e desenvolvimento que abrange 71 crianças e jovens em risco, está ameaçado de encerramento em Maio próximo, sem que haja qualquer outra alternativa.
Estas crianças tiveram apoios diversos, desde ajuda pedagógica, passando pelo centro de ocupação juvenil, gabinete psico-social, ou acções de sensibilização e formação, numa urbanização com características próprias onde vivem mais de 16 mil pessoas e há inúmeras carências, situações de pobreza e desemprego.
Ora, se não for assegurada a continuidade do programa, será um rude golpe na acção e intervenção nesta comunidade e naturalmente nas crianças e jovens que mais precisam.
O desinvestimento na área social, particularmente nesta altura, pode trazer consequências sociais drásticas e ainda menos se entende quando estamos no Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza.
Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:
- Que medidas podem ser tomadas para evitar o fim daquele projecto na urbanização de Vila D´Este, em Vila Nova de Gaia?
- Que outras medidas podem ser tomadas para apoiar acções deste tipo?