Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Análise Anual do Crescimento para 2012

A AAC estabelece o que a Comissão acredita que devem ser as prioridades da UE para os próximos 12 meses em termos de políticas económicas e orçamentais e as reformas para impulsionar o crescimento e o emprego. A apresentação da AAC marca a abertura do segundo Semestre Europeu de governação económica.

O relatório do Parlamento Europeu sobre a AAC encontra-se em completa sintonia com o espírito da Comissão e as suas políticas neoliberais, que lesam os direitos dos trabalhadores e a soberania dos EM.

As soluções promovidas não irão ajudar a enfrentar a crise do capitalismo ou a prevenir uma recessão generalizada na UE, mas só irão exacerbar seus efeitos. Para além disto, o relatório propõe ainda a implementação de programas específicos conjuntos em áreas como a defesa, que representariam o aprofundamento da vertente militarista da União Europeia.

Propomos que as políticas macroeconómicas existentes sejam alteradas revogando o Pacto de Estabilidade e Crescimento, pondo cobro aos processos de privatização e liberalização, dando prioridade ao emprego de qualidade e com direitos, com salários dignos e sem discriminação das mulheres, promovendo a dignidade de quem trabalha.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu