Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Ameaça de encerramento da empresa Leoni

Em Viana do Castelo mais uma grande empresa – Leoni – ameaça encerrar, numa zona onde não há alternativas de emprego e o desemprego não pára de aumentar. Esta empresa Leoni foi criada em 1990, com o nome de Cablinal, de origem francesa, chegando a ter cerca de 2000 trabalhadores. Passou por várias reestruturações, o que levou a uma diminuição do emprego, através da não renovação ou da rescisão de contratos de trabalho.

Em Março de  2009, a empresa Leoni, com 700 trabalhadores, avançou com processos de lay off até ao mês de Julho, processo que se iniciou de uma forma ilegal, porque não foram ouvidos os representantes sindicais. A Administração da empresa dizia que tal era necessário para evitar despedimentos e o encerramento da empresa.

Mas, em Julho, avançou para um despedimento colectivo de 120 trabalhadores, com a mesma argumentação de que era necessário para evitar o despedimento.

Agora, anuncia o seu encerramento dentro de um ano, a fazer em quatro fases, dando o seu início já no mês de Março de 2010, com  a saída de 200 trabalhadores, sendo os últimos a sair em Março de 2011.

Ora, sabendo-se que a empresa recebeu apoios de fundos comunitários, solicito à Comissão Europeia o seguinte:

1. Que apoios comunitários foram concedidos à empresa Leoni ou à antiga Cablinal, em Viana do Castelo, e quais as respectivas condições?
  2. Tem conhecimento de outros pedidos de fundos públicos para outras fábricas do mesmo grupo?
  3. Que medidas podem ser tomadas para impedir mais este encerramento de uma empresa industrial e as suas consequências no agravamento da pobreza e do bloqueio ao desenvolvimento da região?
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Trabalhadores