Pergunta ao Governo

Alterações de Verão no funcionamento do metro do Porto

Alterações de Verão no funcionamento do metro do Porto

Várias foram as alterações de funcionamento e de horários que a Administração do Metro do Porto determinou para o período de Verão de 2010. Entre as mais relevantes que provocam quebra na oferta de serviço constam as seguintes:
. redução da frequência (de seis par sete minutos e meio, nas horas de ponta, e de seis para dez minutos nas restantes), na linha Amarela, para Vila Nova de Gaia;
. serviço normal da linha Vermelha (Estádio do Dragão – Póvoa de Varzim) passa a ser efectuado em veículos simples (em vez de veículos duplos), nos dias úteis;
. A linha Azul passou a ligar Matosinhos Sul a Campanhã (em vez de ligar Matosinhos Sul ao Estádio de Dragão, como sempre sucedeu).
Sendo certo que não se questiona e se compreendem mesmo alterações no funcionamento e nos horários do serviço do metro do Porto durante os meses de Verão, (face a alterações sazonais de rotinas e da procura), importa contudo ter a certeza que tais modificações serão revertidas no momento em que regressar o “horário de Inverno”.
Na verdade, as alterações acima indicadas correspondem a diminuições na oferta do serviço do metro, (nuns caso por redução de frequência, noutros por redução de capacidade de transporte, noutros ainda por eliminação de trajectos), que não são aceitáveis que se mantenham quando a procura regressar aos níveis anteriores aos meses de Verão. Por isso, importa confirmar que todas as alterações anunciadas (as acima enunciadas e eventualmente outras), vão reverter no momento em que se iniciar o designado “horário de Inverno”. Na verdade, consta já que algumas das alterações introduzidas a pretexto do “horário de Verão” são para manter, e correspondem, na realidade, a cortes na oferta de serviço do metro que não se aceitam nem se entendem.
Por isso, face ao exposto, e ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais aplicáveis, solicita-se ao Governo que, por intermédio do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, sejam respondidas as seguintes perguntas:
1. Confirma ou não esse Ministério que as três alterações de funcionamento e horários, acima referidas, vão ser revertidas quando se regressar ao “horário de Inverno”?
2. E o que se vai passar com todas as outras alterações introduzidas no “horário de Verão” que traduzem diminuição na oferta de serviço, seja na redução da frequência de circulação, na redução de capacidade de transporte ou na redução dos trajectos nas diferentes linhas? Vão ou não ser todas essas alterações ser revertidas? Em caso negativo, qual ou quais e com que justificação?
3. Confirma-se ou não que a Metro do Porto estará a equacionar diminuir o trajecto da linha Azul, fazendo com que, mesmo depois do Verão, a linha de Matosinhos Sul ao estádio do Dragão passe definitivamente a terminar na Estação de Campanhã? Tem a Administração do Metro a consciência que a ligação ao Estádio do Dragão sempre foi o trajecto da linha Azul e que os utentes que de Matosinhos pretendam ir ao estádio do Dragão vão ser obrigados a um transbordo a efectuar precisamente na penúltima estação?

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