Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Ajudas ao sector leiteiro

No âmbito das políticas agrícolas impostas pela UE aos agricultores dos diferentes Estados-Membros, o sector do leite e os seus produtores são dos mais afectados, desde logo pelo fim do regime das quotas leiteiras que originou uma diminuição brusca dos preços.

Os produtores de leite portugueses enfrentam neste momento uma grave crise devido ao preço do leite. Afirmam que há 20 anos que não há uma actualização enquanto todas as outras bebidas têm tido uma linha de subida de preços e sentem-se prejudicados pelos preços esmagadores que se
praticam nas grandes superfícies.

Os custos de produção aumentaram cerca de 30% devido ao aumento dos alimentos para os animais e também à conjuntura da pandemia. Produzir um litro de leite custa a estes produtores aproximadamente 35 cêntimos mas recebem apenas 30 cêntimos (sem IVA), enquanto as grandes superfícies vendem a 43 cêntimos (mais IVA). Os produtores falam, por isso, de asfixia do sector.

Pergunto:
Tendo em conta os preços praticados pela grande distribuição, que ajudas podem ser mobilizadas para que estes produtores recebam mais por litro de leite?
Que avaliação faz da eliminação de quotas leiteiras e da ausência de mecanismos de regulação do mercado?

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu