Aeroporto de Beja<br /><span class="data">23 de Setembro de 2005 <a href="../actpol/temas/transpor/a20050923-2.htm">

Sr. Presidente, Sr. Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações,Quero em primeiro lugar expressar a satisfação do Grupo Parlamentar do PCP por ver nesta Câmara tanto interesse e tanto empenho num projecto estruturante para a cidade, para o concelho e para o distrito de Beja, projecto que, como é sabido, existe há 18 anos. Na verdade, o projecto não existe apenas desde 2000, quando foi constituída a EDAB, mas desde 1987, quando a Câmara Municipal de Beja, de maioria comunista, avançou com a ideia de que era necessário utilizar a Base Aérea n.º 11 de Beja para fins civis. É pena que este Governo tenha perdido mais seis meses a reavaliar um projecto que está avaliado e reavaliado há 18 anos, através de estudos, comissões e grupos de trabalho. Por isso, é sempre agradável ver como todos os partidos se rendem à justeza de uma proposta que, se estivesse hoje implementada no terreno, estaria a contribuir para o desenvolvimento de uma região depri-mida, gerando empregos qualificados e contribuindo para que houvesse menos problemas económicos e sociais do que aqueles que existem hoje e que resultam das políticas de direita que têm sido levadas a cabo nestes últimos anos, umas vezes pelo PS, outras vezes pelo PSD. A questão que se coloca é pois bem simples: se o Sr. Secretário de Estado reconhece ou não que o aeroporto de Beja já podia, e devia, estar ao serviço do desenvolvimento da cidade, concelho e distrito de Beja, se este caso não fosse, como disse o Sr. Secretário de Estado, um case study de «como não fazer um projecto», que todos consideram estruturante para o desenvolvimento da região.

• Economia e Aparelho Produtivo