Pergunta ao Governo N.º 1515/XII/2

Adiamento das consultas de cardiologia pediátrica no Hospital de Santa Cruz

Adiamento das consultas de cardiologia pediátrica no Hospital de Santa Cruz

O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português tomou conhecimento que as consultas de cardiologia pediátrica marcadas no Hospital de Santa Cruz, que integra o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, são consecutivamente adiadas. É dada como justificação aos utentes a carência de profissionais de saúde. Esta situação está a criar ansiedade nas famílias que veem as suas consultas serem sucessivamente adiadas, sem terem nenhuma perspetiva da sua realização. O facto de os utentes não acederem às consultas que necessitam atempadamente, pode agravar o seu estado de saúde.
A situação relatada é bem demonstrativa das consequências das políticas implementadas pelo Governo, que vão no sentido da destruição do Serviço Nacional de Saúde. Os sucessivos cortes orçamentais e a continuada não resolução das carências de profissionais de saúdenos estabelecimentos públicos de saúde, criam graves constrangimentos nos serviços públicos de saúde, criam dificuldades acrescidas no acesso aos cuidados de saúde pelos utentes e colocam mesmo em causa a qualidade dos cuidados prestados.
Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que por intermédio do Ministério da Saúde nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1.O Governo tem conhecimento que o Hospital de Santa Cruz adia sucessivamente as consultas de cardiologia pediátrica já marcadas? O Governo confirma que esta situação resulta das carências de profissionais de saúde?
2.Que medidas pretende o Governo tomar para assegurar que os utentes têm acesso às consultas atempadamente e evitar o seu adiamento consecutivo?
3.Como pretende o Governo resolver as carências de profissionais de saúde sentidas no Hospital de Santa Cruz?

  • Saúde
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo