Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Adiamento da construção da linha de velocidade elevada Porto –Vigo

Apesar do Norte de Portugal apresentar dos mais baixos índices do PIB per capita e mais graves situações sociais da União Europeia, assiste-se a um desinvestimento na Região, de que é exemplo o anúncio por um membro do governo espanhol do adiamento da construção da linha de velocidade elevada Porto – Vigo.

A verdade é que é essencial a construção do transporte ferroviário de velocidade elevada, como um dos elementos estruturais de desenvolvimento da Região. É essencial um transporte que possa ser construído e mantido com recurso a tecnologia e produção nacional, vocacionado para o trânsito de mercadorias, e articulado com o Aeroporto e o Porto de Leixões, potenciando factores únicos de afirmação desta Região no Noroeste Peninsular.

Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:

  1. Tem conhecimento de algum processo de adiamento da construção desta linha férrea de velocidade elevada Porto – Vigo e das suas eventuais razões?
  2. Como pode aceitar-se um adiamento de um projecto que é um dos elementos estruturais para o tão necessário desenvolvimento da Região Norte?
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu