Apesar do Norte de Portugal apresentar dos mais baixos índices do PIB per capita e mais graves situações sociais da União Europeia, assiste-se a um desinvestimento na Região, de que é exemplo o anúncio por um membro do governo espanhol do adiamento da construção da linha de velocidade elevada Porto – Vigo.
A verdade é que é essencial a construção do transporte ferroviário de velocidade elevada, como um dos elementos estruturais de desenvolvimento da Região. É essencial um transporte que possa ser construído e mantido com recurso a tecnologia e produção nacional, vocacionado para o trânsito de mercadorias, e articulado com o Aeroporto e o Porto de Leixões, potenciando factores únicos de afirmação desta Região no Noroeste Peninsular.
Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:
- Tem conhecimento de algum processo de adiamento da construção desta linha férrea de velocidade elevada Porto – Vigo e das suas eventuais razões?
- Como pode aceitar-se um adiamento de um projecto que é um dos elementos estruturais para o tão necessário desenvolvimento da Região Norte?