Declaração de voto de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Acordo entre a União Europeia e o Governo da República Popular da China sobre a cooperação em matéria de indicações geográficas e a proteção dessas indicações geográficas

Este relatório contém uma resolução não legislativa sobre a proposta de decisão do Conselho relativa à celebração do acordo de cooperação e de protecção entre a União Europeia (UE) e o Governo da República Popular da China (RPC).

A resolução reconhece que estamos perante um acordo positivo para UE e para RPC, negociado entre iguais e no âmbito do multilateralismo entre Estados independentes e soberanos. No entanto, faz críticas às políticas comerciais da China, nomeadamente quanto à suposta falta de abertura do país a empresas europeias, assim como às regras de permissão de importação de produtos alimentares.

Faz ainda referência ao acordo global sobre investimento entre a UE e a China, sublinhando a importância de incluir um capítulo ambicioso sobre comércio e desenvolvimento sustentável para proteger os direitos humanos, incluindo normas laborais fundamentais. Todas estas afirmações não passam de mais um capítulo de uma, já longa, novela de ingerência da UE em Estados independentes e soberanos e em total desrespeito pela vontade dos seus povos.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu