Intervenção de

Acontecimentos nos Estados Unidos da América<br />Intervenção do Deputado Bernardino Soares

Senhor Presidente
Senhores Deputados,

O PCP reafirma a sua frontal e inequívoca condenação dos brutais atentados terroristas ocorriodos na semana passada nos Estados Unidos.

São actos bárbaros e de violência extrema para os quais não existe nenhuma justificação.
Foi um crime contra a Humanidade e não contra o Ocidente.

É pois inteiramente justificado o largo consenso que a condenação dos atentados terroristas motivou, aliás assinalado pelo Senhor Presidente da República na mensagem há pouco lida, designadamente em Portugal e que aliás já se verificou nesta Assembleia.

É evidente que neste momento não é possível deixar de olhar com preocupação para os desenvolvimentos a que a situação internacional poderá estar sujeita a partir daqui.

A identificação e a aplicação da justiça aos responsáveis por estes actos, nos termos do direito internacional e uma grande serenidade e racionalidade nas medidas a tomar, excluindo acções arbitrárias que abram caminho a uma escalada de violência e guerra e o respeito pelo papel das Nações Unidas são algumas das preocupações que optamos por deixar expresso no Voto que apresentámos na Mesa.

Pelas mesmas razões considerámos que algumas formulações do Voto, uma certa dictomia entre o bem e o mal podem não contribuir para a serenidade e ponderação que a situação exige para a necessidade de evitar qualquer aprofundamento da clivagem entre povos ou civilizações que encerra graves riscos para um caminho de justiça, paz e solidariedade no Mundo. Entendemos que o nosso Voto se adequa com mais rigor às necessidades da situação internacional.

Reafirmamos os nossos sinceros votos de pesar ao povo americano e às famílias das vítimas, em especial às famílias dos portugueses que infelizmente pereceram em consequências de tais atentados.

  • Soberania, Política Externa e Defesa
  • Assembleia da República
  • Intervenções