Intervenção de

Acessibilidades rodoviárias na zona de Lisboa - Intervenção de António Filipe (sessão de perguntas ao Governo)

As acessibilidades rodoviárias na zona de Lisboa

Sr. Presidente,
Sr. Secretário de Estado,

O que aqui nos anunciou podia ter sido anunciado há 15 anos atrás! Porque foi!

Era para estar tudo concluído antes da Expo 98 e já passaram quase 10 anos e o Sr. Secretário de Estado vem aqui dizer: «Nós vamos concluir».

Gostaria que o Sr. Secretário de Estado nos dissesse, claramente, quando é que cada um desses anúncios vai estar concluído, para que possamos verificar, quando chegar o momento, se, de facto, foi concluído ou não.

Efectivamente, tudo o que o Sr. Secretário de Estado aqui disse é fundamental para as acessibilidades diárias em Lisboa, desde há muito tempo. Portanto, toda a urgência é necessária.

Quanto a perguntas concretas, gostaria de saber se nos pode calendarizar a conclusão desse projecto; em segundo lugar, no que se refere ao projecto da CRIL, se nos pode dizer até que ponto é que foram tidas em conta as objecções diversas colocadas pelos moradores dessa zona, que é extraordinariamente complicada e densa do ponto de vista urbanístico. Gostava, portanto, de saber se as objecções dos moradores foram vencidas por exaustão e preferem ver a obra concluída seja como for, ou se o Governo teve em conta essas objecções e, nesse sentido, que alterações é que fez ao projecto inicial, por forma a minorar os impactos negativos dessa construção.

Finalmente, gostaria de saber qual é a política de portagens para esses novos troços, isto é, se nalguns desses troços as populações da área metropolitana vão ter de pagar do seu bolso, diariamente, a sua deslocação de e para a cidade de Lisboa.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Intervenções