Acções de protesto por todo o país contra as portagens nas SCUT

Buzinões e marchas lentas foram as formas de protesto que as populações utilizaram para demonstrar o seu descontentamento contra esta medida do Governo PS. A introdução de portagens nestas vias é a criação de mais uma injustiça social e o PCP defende a revogação da lei que decreta as portagens.

A chuva intensa, o vento forte e o frio que se fizeram sentir esta tarde em Viseu, não foram suficientes para calar o protesto. Contra as portagens buzinaram mais de vinte camiões e aproximadamente uma centena de carros, paralisando a circulação rodoviária nas principais ruas da cidade, durante cerca de uma hora. Utentes da A25 e da A24, manifestaram deste modo a sua determinação em lutar contra a aplicação de portagens anunciadas pelo governo para estas auto-estradas.
Depois de cumprirem o percurso previsto, os manifestantes decidiram, espontaneamente, estender o protesto à A25. Liderados pelos camiões TIR, iniciaram uma marcha lenta que condicionou o trânsito no sentido Viseu – Mangualde, criando uma imensa fila, deixando antever outras formas de luta que possam vir a ser desenvolvidas no futuro.
Saídos da A25 para a cidade de Mangualde, os manifestantes deram continuidade ao protesto mantendo o buzinão ao qual se juntaram automobilistas locais. Circulando pelas ruas centrais da cidade, receberam o apoio da população e paralisaram o trânsito nestas artérias.
Esta jornada de luta foi uma clara demonstração do repúdio pela intenção de introduzir portagens nestas auto-estradas sem alternativas, evidenciando a forte determinação das populações locais em impedir, pela luta, a consumação dos desígnios do governo.

Na A23, apesar das condições atmosféricas serem muito adversas, o protesto organizado pela comissão de utentes, juntou muitas centenas de automobilistas num protesto que «entupiu» a A23 entre a Covilhã e Castelo Branco.
A Comissão de Utentes A23, A24 e A25 realizou um protesto também na cidade da Guarda. O protesto consistiu num Buzinão na cidade onde participaram dezenas de carros e outros veículos motorizados numa clara demonstração da indignação e protesto com mais esta medida do Governo do PS. A introdução de Portagens, numa região deprimida e sem qualquer tipo de alternativas viáveis teria graves consequências para a situação socio-económica da Região, para os trabalhadores, as populações e as pequenas e médias empresas.

Na A28, o protesto organizado pela Comissão de utentes de Barcelos e Esposende realizou-se hoje mais uma jornada de luta contra a introdução de portagens, esta acção contou com a participação dezenas de automobilistas.

Sobe a frase de ordem « LUTA E LUTO CONTRA A INTRODUÇÃO DE PORTAGENS NA A28» foram colocadas faixas negras e seguindo-se de uma concentração e desfile com buzinão pelas principais artérias de Esposende , esta iniciativa colheu claramente o apoio dos muitos populares que assistiam a passagem do desfile.