Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

A acção da UE para proteger e restaurar as florestas a nível mundial

As florestas, nomeadamente as grandes florestas tropicais e sub-tropicais – situadas na sua maioria em países em desenvolvimento, – são ecossistemas essenciais ao equilíbrio do planeta e da existência da humanidade, na sua componente climática, hidrográfica, biológica, reguladora do ciclo do carbono, económica, sociológica ou antropológica.

Essa degradação e, principalmente, a desflorestação tem causas objectivas, que são potenciadas pela comercialização de madeira (muitas vezes ilegalmente) e pela exploração agropecuária intensiva. O relatório carece de medidas concretas para acabar com a desflorestação.

Afirma que a UE e os Estados-Membros têm uma longa tradição e perícia na gestão florestal sustentável, que pode ser utilizada para ajudar outros países, quando sabemos que as práticas que vêm sendo implementadas e promovidas na UE são de facto contrárias ao desenvolvimento e gestão das florestas que sirva simultaneamente os interesses e estratégias de desenvolvimento dos Estados, com harmonia e preservação ambiental.

Muitas das preocupações e medidas propostas são justas e necessárias, mas esta resolução peca em grande medida ao escamotear as responsabilidades da UE no problema da desflorestação mundial através das suas políticas agrícolas, comerciais, de defesa, entre outras.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu