Pergunta ao Governo N.º 1172/XII/2

Abandono da carreira de tiro de Évora

Surgiram recentemente notícias que dão conta da situação de abandono da carreira de tiro de Évora, menos de 4 anos volvidos da sua abertura à utilização das forças e serviços de segurança do Distrito.
Esta infraestrutura, resultante da recuperação da antiga carreira de tiro militar num investimento estimado em cerca de 150 mil euros, foi apresentada como decisiva para suprir a carência existente de formação em tiro dos profissionais das forças e serviços de segurança.
Agora, por falta de condições de segurança, a carreira de tiro encontra-se numa situação de abandono que impede o seu adequado proveitamento e suscita natural descontentamento, não só pelo que significa de retrocesso nas condições disponibilizadas às forças e serviços de segurança mas também pelo desaproveitamento de meios e recursos públicos.
Soube-se inclusivamente, por intermédio de um comunicado da APG/GNR, que o profissional da Guarda que reside na referida carreira de tiro não tem garantidas condições mínimas de habitabilidade, não dispondo sequer de água potável.
Assim, e ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicito através de V. Exa., ao Ministério da Administração Interna, os seguintes esclarecimentos:
1.Qual o montante exato despendido pelo Estado na recuperação da antiga carreira de tiro militar de Évora?
2. Como justifica o Governo que a referida infraestrutura se encontre ao abandono?
3.Que medidas vai o Governo adotar para garantir as condições de segurança necessárias ao aproveitamento e utilização daquela carreira de tiro?
4.Tenciona ou não o Governo realizar o investimento necessário à utilização de alvos móveis na referida carreira de tiro?
5. Que medidas vai adotar nesse sentido e em que prazo?

• Administração Pública
  • Soberania, Política Externa e Defesa