Intervenção de Miguel Gonçalves, Organização Regional de Lisboa, XXII Congresso do PCP

A Organização Regional do Litoral Alentejano

A Organização Regional do Litoral Alentejano

Camaradas,

No Litoral Alentejano, a luta tem demonstrado o papel insubstituível do Partido e do Movimento Sindical Unitário. No seu desenvolvimento são disso exemplos as lutas e a resistência dos trabalhadores da Petrogal, INDORAMA, PSA e dos trabalhadores das estufas em Odemira. Lutas que mostram como é possível, através da unidade e determinação, travar os ataques aos direitos conquistados. Mas a luta não se limitou às empresas; esteve também presente entre os trabalhadores dos serviços e das autarquias, que reivindicaram a reposição de direitos roubados, bem como entre as populações que se mobilizaram em defesa da saúde, contra o encerramento de postos da GNR, entre outras batalhas fundamentais para a região.

No reforço da organização do Partido demos passos importantes na responsabilização de quadros por células e Comissões de Freguesia. Neste período entre Congressos recrutámos nos cinco concelhos do Litoral Alentejano 58 novos militantes, melhorámos a comunicação, nomeadamente nas redes sociais, aumentámos a venda regular do Avante, além das vendas especiais com um impacto bastante positivo. No trabalho de fundos, apesar de persistirem insuficiências, registámos alguns avanços e assumimos plenamente as responsabilidades para com a Caixa Central.

Reforçar o Partido é um desafio constante que nos convoca a todos e que exige uma maior capacidade de mobilização, de responsabilização de quadros, de recrutamento e integração de novos militantes e de alargamento da militância, sem a qual não poderemos responder às exigências que temos pela frente.

As eleições autárquicas de 2021 confirmaram a confiança das populações no trabalho do Partido e da CDU. Mantivemos maiorias absolutas em Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém, bem como a maioria das freguesias e Assembleias Municipais e a presidência da CIMAL. Em 2025 teremos uma nova batalha, que envolverá todos os militantes e activistas da CDU, para que continuemos como a força maioritária no Poder Local da região.

A Organização Regional do Litoral Alentejano está também presente nos eventos regionais que afirmam o Partido e contribuem para a sua ligação às massas, nomeadamente as Tasquinhas em Sines e o restaurante na Feira de Agosto em Grândola. Destacamos ainda o papel importante desempenhado na construção e realização da Festa do Avante!, uma verdadeira demonstração de militância e unidade.

A celebração dos 50 anos do 25 de Abril tem sido uma oportunidade de reafirmar os valores de liberdade e democracia que a Revolução trouxe ao povo português. O Partido, no Litoral Alentejano, está à altura desta importante data, combatendo o ajuste de contas que alguns querem fazer contra a Abril.

A campanha da Acção Nacional “Aumentar Salários e Pensões por uma vida melhor”, ainda que com dinâmicas diferentes nas várias organizações demonstrou já o seu potencial e sucesso, tendo a Organização Regional passado das 2000 assinaturas em empresas e locais de trabalho, mercados mensais e porta-a-porta.

Camaradas, na exigente situação e condições em que lutamos, vimos emergir o melhor do nosso coletivo. Muitos quadros responderam com coragem, determinação e confiança, afirmando o Partido Revolucionário que somos. Reafirmamos que é no PCP, o Partido da classe operária e de todos os trabalhadores, que reside a esperança de um futuro mais justo.

Viva o XXII Congresso!
Viva a JCP!
Viva o PCP!

  • XXII Congresso