Intervenção de Susana Canato, Membro da Organização Regional de Lisboa do PCP, XXII Congresso do PCP

O Organismo Intermédio de Empresas de Lisboa

Ver vídeo

''

Camaradas,

Começo por saudar o nosso XXII Congresso e todos os presentes

Sendo trabalhadora do El Corte Inglés, faço parte do OIE – Organismo Intermédio de Empresas de Lisboa, que é constituído por militantes do Partido que trabalham nos sectores das Grandes Superfícies, Hotelaria, Limpeza e Vigilância

É comum aos trabalhadores dos quatro sectores o grande nível de precariedade, os contratos temporários e a tempo parcial, baixos salários, os ritmos intensos de trabalho e horários de turnos rotativos, sem direito a fins de semana nem feriados

Apesar da ofensiva exploradora do capitalismo (basta olhar para os milhões de lucros das empresas da grande distribuição ou hotelaria, contrastando com os baixos salários dos trabalhadores) continuamos a reforçar a intervenção dos sindicatos da CGTP, e do nosso Partido, alcançando algumas vitórias: Nos bares dos comboios da CP, depois de vários meses de luta, os trabalhadores conseguiram a passagem para a nova empresa concessionária, conseguindo alcançar aumentos salariais na ordem dos 10%.

Na limpeza, pela primeira vez, estamos a ser capazes de organizar trabalhadores no Partido. Com cerca de 10 militantes, o boletim “Linha da Frente” tem sido fundamental para estruturar a nossa intervenção, e em conjunto com cerca de 30 amigos do Partido, conseguimos fazer ligação a três hospitais, Aeroporto, Metro, Centro Comercial Colombo, Estações de Santa Apolónia e Oriente.

No El Corte Inglés, através da luta, conseguiram-se aumentos salariais e do subsídio de alimentação, o dia livre no aniversário e 25 dias de férias.

A acção nacional do Partido “Aumentar salários e Pensões” para uma vida melhor, tem tido uma enorme receptividade por parte dos trabalhadores, superando todas as expectativas 

Estamos longos períodos à conversa com os trabalhadores, e é precisamente isto que faz toda a diferença. Mesmo quem afirma nunca ter votado no Partido, assina o abaixo-assinado 

Para dar dois exemplos, na Cateringpor, uma empresa de catering de aviação, já recolhemos mais de 200 assinaturas.

No Centro Comercial Amoreiras, falámos com 75 trabalhadores e recolhemos 72 assinaturas: vamos aproveitar este trabalho para criar organização do Partido.

As longas e extenuantes jornadas de trabalho não deixam tempo para cultivar relações sociais, familiares ou para reflectir sobre questões políticas e sociais e intervir activamente, mantendo grande parte da população numa posição de submissão, daí a enorme importância da nossa tarefa de promover a consciencialização política e social. Uma tarefa que desempenhamos com muito orgulho e empenho.

Termino citando José Saramago: “o sistema capitalista não é capaz de criar felicidade porque vive da exploração, da especulação e da competição. E não há felicidade nisso”

Viva o PCP!
Viva o XXII Congresso!

  • XXII Congresso
  • Central