Intervenção de Paulo Loya, Comité Central, XXII Congresso do PCP

A Festa do Avante!

Ver vídeo

''

Camaradas,

Ao longo dos anos, a Festa do Avante! afirmou-se como a maior iniciativa político-cultural realizada no nosso País.

Profundamente enraizada no povo, ela é espaço de valorização da Arte, da Cultura e do Desporto, da alegria e do convívio, da fraternidade e da luta, com particular destaque especial para o grande Comício de domingo, que na edição passada, juntou milhares de participantes e com uma destacada e combativa participação da juventude.   

A sua realização é inseparável da capacidade de realização e organização do Partido Comunista Português, assente no trabalho coletivo, na audácia e na criatividade, procurando as soluções mais adequadas para concretizar esta realização ímpar.  
 
Bem evidente em 2020, onde perante inúmeros obstáculos e momentos de profundo anti comunismo, foi rejeitado o medo, a resignação e o isolamento social:
demonstrando ser possível defender a saúde e viver a vida; defender as liberdades e o regime democrático, num claro sinal de esperança e confiança na luta por uma vida melhor;
demonstrando em simultâneo firmeza, coragem e responsabilidade política para a erguer todos os anos.

É com esta mesma confiança e determinação, que devemos encarar a próxima edição da Festa, a realizar em 5, 6 e 7 de Setembro de 2025, promovendo desde já a sua divulgação, a venda da EP, definindo responsabilidades, constituindo grupos de trabalho e antecipando decisões sobre o projecto, o programa e o funcionamento. Trazendo mais gente à Festa.

A coincidência da preparação da próxima edição com a exigente batalha das Eleições Autárquicas, deve ser encarada como uma oportunidade para mobilizar mais camaradas e amigos para a divulgação, construção, funcionamento e participação na próxima Festa.

Realizada desde 1990 em recinto próprio, constantemente melhorado, o mesmo é solicitado por associações e entidades da região para actividades culturais, desportivas e mesmo para um Centro de Vacinação Municipal.

Destaca-se ainda a iniciativa da Festa, assinalando o Dia da Árvore, convidando escolas do 1.º Ciclo, que contou com cerca de 1500 participantes em 2024.

Uma utilização que aproxima a Festa da população, reafirma as suas características e traços distintivos, alargando o seu reconhecido prestígio junto de muitas pessoas sem filiação partidária, que vê nela um importante espaço de liberdade, participação, amizade e convívio, onde se sentem bem acolhidos.

Onde durante três dias está presente o Debate Político, a Oferta Gastronómica, a Ciência, os Espectáculos, a Música, o Teatro, as diferentes Realidades Regionais, as Crianças têm espaço e iniciativas próprias, tudo isto num ambiente Inclusivo, assente num vasto programa político-cultural.

Que reforça a necessidade de darmos maior atenção à eficácia e à qualidade dos serviços, ao conforto dos visitantes, à simplificação da construção, à valorização do programa e à sua capacidade de atracção, nomeadamente entre a juventude.

Não desvalorizando outros aspectos como as acessibilidades e os transportes, a Higiene e Limpeza, o posto de saúde, a Segurança Alimentar, as Ementas, o cumprimento dos calendários definidos, e as crescentes exigências técnicas e  de fiscalização que vão colocando entre muitos outros aspectos.

O que exige naturalmente uma visão integrada para mobilizarmos mais energias do colectivo partidário e, de muitos amigos da Festa que desejam nela participar,porque ser construtor da Festa é estar no terreno, mas também é vender as Eps, tratar da divulgação junto dos trabalhadores e das populações, é organizar os turnos e as excursões e muitos outros aspectos a que é preciso dar atenção num alargado esforço de elevada participação, militância, trabalho colectivo, de mobilização para erguer uma das mais belas iniciativas do nosso Partido – a Festa do Avante!, envolvendo militantes e amigos do Partido, da JCP, da Festa.

Porque Ela é a Festa de Abril e dos seus valores, que promovida pelo PCP e para todos. Para a Juventude, os Trabalhadores e o Povo Português. Sendo uma pequena amostra daquilo porque lutamos dia após dia, e todos os dias.

A Festa do Avante! é um importante espaço de afirmação da identidade, ideais, projecto e valores que o PCP propõe para o nosso País.

Assinala-se em 2026 a 50.ª edição da Festa do Avante! será sinalizar um percurso de características ímpares e de afirmação da identidade, mas também momento de  projectar a sua realização como afirmação do Futuro e de realização de muitas outras edições.
 
Porque não há Festa como esta!
Viva a Festa do Avante”!
Viva XXII Congresso do PCP

  • XXII Congresso