1. Na data em que se comemora o dia do Continente Africano, o PCP saúda calorosamente os imigrantes originários dos países africanos e a todos exprime a sua firme solidariedade na luta comum pela igualdade de direitos entre todos os trabalhadores, por justas e legais condições de trabalho, pelo direito à saúde, à habitação condigna, à segurança social, ao ensino dos filhos, ao direito em Portugal a uma vida de dignidade e de justiça.
2. O PCP reafirma a sua condenação das políticas racistas, xenófobas e policiescas que vêm sendo praticadas pelos vários governos, que se recusam a reconhecer o direito dos imigrantes à plena legalização e integração na sociedade portuguesa, com respeito pelas suas culturas nacionais.
3. Saudando os imigrantes, o PCP saúda igualmente os seus países e povos e expressa a confiança em que por mais difíceis que se apresentem as condições de luta pela emancipação dos trabalhadores, em Portugal como em África, a luta contra a exploração e pelo desenvolvimento impor-se-á.