Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Prisão de Alexander Bondarchuk

Na sequência do golpe de estado apoiado pela Nato e pela UE que deu origem ao actual caos existente na Ucrânia, sucedem-se os atropelos aos direitos humanos naquele país, com especial destaque ao nível das liberdades políticas.

No final do mês de Março foi preso Alexander Bondarchuk, chefe de redacção do jornal oficial do Partido Comunista da Ucrânia. Alexander Bondarchuk é acusado de ataque indirecto à integridade territorial da Ucrânia. Trata-se de mais um crime deste regime golpista e de uma flagrante violação dos direitos e liberdades fundamentais que vem na sequência de uma cadeia de repressão e perseguição de todos aqueles que defendem a paz e a justiça social naquele país, recusando aceitar a nova ordem totalitária.

Pergunto à Alta Representante como é possível manter acordos de cooperação económica com países onde não são respeitados direitos básicos de liberdade e democracia e como estas violações irão afectar a cooperação em curso entre a UE e a Ucrânia.

• União Europeia
  • Perguntas