Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Censura na Ucrânia

A 2 de Fevereiro, o presidente da República da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, emitiu um decreto em que cancela as licenças de transmissão de três canais de televisão ucranianos: o 112, o NewsOne e o ZIK.

Esta decisão não está dissociada dos inúmeros ataques a direitos e liberdades levados a cabo pelas autoridades ucranianas, como proibições, perseguições e agressões a organizações políticas, sindicais e sociais, a comunidades e a cidadãos, de que é exemplo o processo contra o Partido Comunista da Ucrânia.

Uma decisão que não está igualmente dissociada da recuperação e promoção por parte das autoridades ucranianas de colaboradores do nazi-fascismo e das suas criminosas milícias.

Pergunto:
O que considera do acto de censura que representa o cancelamento destes três canais de televisão por parte das autoridades ucranianas?

O que considera do sistemático atropelo aos direitos, liberdades e garantias na Ucrânia, a par da recuperação e promoção de formações abertamente nazi-fascistas?

• União Europeia
  • Perguntas