Intervenção de Rui Alface, Oraganização Regional de Lisboa, XXII Congresso do PCP

A acção nacional – Uma iniciativa ligada às massas

A acção nacional – Uma iniciativa ligada às massas

A 26 de Outubro iniciámos a acção nacional do Partido designada “Aumentar Salários e Pensões por uma vida melhor!” Uma acção ligada às massas, que põe o Partido onde tem que estar, na rua, em contacto com outros, e que é a manifestação do protesto, da denúncia e da exigência de cada um por medidas para responder aos problemas que enfrentamos todos os dias.  

Foi proposto à organização de Sintra um contributo de recolha de 3000 assinaturas até ao aniversário do Partido a 6 de Março de 2025. Pensámos que pudesse ser muito, mas, com determinação e confiança, fomos para a rua.

A 26 de Outubro, como forma de envolver o mais possível as organizações do concelho e para dar mais força ao arranque inicial, decidimos fazer uma acção de recolha concelhia na estação de comboios de Rio de Mouro. Nesta acção foram recolhidas 200 assinaturas em pouco mais de uma hora. Cada assinatura representou uma conversa e cada conversa deu o ânimo necessário e a confiança da justeza desta nossa exigência. Também nos foram colocadas dúvidas e receios em assinar, medos infundados e até desvaneios resultantes daquilo que se ouve no dia a dia, seja através da comunicação social, seja pelas redes sociais, sejam as frases feitas a que já estamos acostumados. Desconstruiu-se preconceitos e falou-se abertamente do Partido.

O sucesso desta acção resultou na tomada de iniciativa de todas as organizações em agendar mais que uma acção de recolha conforme o nosso apertado calendário com as assembleias plenárias a decorrer para este nosso grandioso Congresso. Com as dificuldades que reconhecemos e que encaramos frontalmente, não nos fechamos em nós próprios e com a alegria que nos é característica fomos e estamos a falar com todos. Da zona rural à zona urbana, nos transportes e nas associações, à porta dos supermercados e dos centros de saúde, à porta das empresas e locais de trabalho. Alargámos a recolha de assinaturas a amigos do Partido que prontamente se disponibilizaram a falar com outros. Ficaram folhas em estabelecimentos comerciais de gente que não é do Partido mas que se disponibilizou para tal. Foram trocados contactos em diversas acções de rua e foi valorizada a intervenção do Partido numa matéria que é uma questão fundamental na vida de todos.

Realizamos acções de recolha com 3 militantes e outras com 15. Umas com coluna, som e bandeira, outras só com a prancheta do abaixo-assinado. Adaptámo-nos a cada realidade com alegria e determinação. Cada conversa foi resultado da nossa audácia de falar do Partido com outros, e de os envolver, de falar sem intermediários. Porque somos nós que lá estamos, todos os dias!
Camaradas,

Há que valorizar e muito o trabalho de todas as organizações do concelho e o nosso maravilhoso trabalho colectivo! Um trabalho de formiga que tão bem conhecemos, permitiu chegar aqui à data de hoje com a nossa meta atingida. 3594 assinaturas e a garantia que iremos continuar o nosso trabalho.

Viva o XXII Congresso!

Viva o Partido Comunista Português!

 

  • XXII Congresso
  • XXII Congresso do Partido Comunista Português