Declaração de Voto

Voto 455/XV/2.ª (BE) - De condenação pela realização do Campeonato do Mundo de Futebol em países com territórios ocupados

O PCP opõe-se à realização de jogos, eventos e atividade desportivas, bem como qualquer iniciativa de suporte no Mundial, em territórios ocupados, como está previsto por Marrocos na realização de jogos da Liga Africana. Consideramos que a participação de Marrocos nesta organização conjunta do Mundial de Futebol em 2030, não pode ser utilizada para legitimar o posicionamento e a política de Marrocos face ao Sahara Ocidental, o que desde logo exige que os jogos desta competição a realizar não tenham lugar nos territórios ocupados por aquele país.

No entanto, de acordo com os elementos disponíveis até ao momento, está por confirmar que o estádio que está a ser construído seja utilizado no Mundial de Futebol.

O voto apresentado também não faz qualquer menção ao insuficiente investimento na área do desporto em Portugal. Entendemos que a realização de eventos desportivos desta dimensão não podem iludir a falta de investimento e de promoção de uma verdadeira política desportiva que democratize a sua prática em toda a população. E, sobretudo, que não comprometa o caminho que urge ser feito no plano de desenvolvimento desportivo nacional, a começar pela concretização de um verdadeiro programa de desporto escolar, para que o desporto cumpra efetivamente o seu papel e funções, com uma estratégia, meios e recursos que o potencie nas suas diversas dimensões e modalidades.

Por último não podemos deixar de chamar a atenção para o facto, de uma organização conjunta, cujas responsabilidades são repartidas com outros dois países, Espanha e Marrocos exige, a exemplo de outros eventos, não desvie recursos que são prioritários para o investimento que responda problemas prementes em domínios como o dos serviços públicos, saúde, habitação ou educação.

Por estas razões, o PCP absteve-se.

  • Declarações de Voto