Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

Vitória da luta dos trabalhadores

 

 

1. Apesar de todas as tentativas do Conselho Europeu e da Comissão Europeia de piorar a actual directiva sobre a organização e tempo de trabalho, terminaram os trabalhos do Comité de Conciliação sem qualquer acordo.

2. Nos trabalhos do Comité de Conciliação, em que participou a deputada do PCP no Parlamento Europeu (PE) e Vice-Presidente da Comissão do Emprego e Assuntos Sociais, Ilda Figueiredo, em representação do Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica, sempre reafirmámos a defesa dos direitos e das conquistas dos trabalhadores, opondo-nos as diversas cedências que PSE e PPE tentaram, durante estes primeiros meses de 2009, apesar da derrota da posição do Conselho na sessão plenária do PE de Dezembro passado.

3. A contradição gerada entre as forças que dominam a Comissão e o Conselho Europeu (as mesmas que dominam o PE), ou seja, a direita conservadora e a social-democracia, ambas responsáveis pela política de direita, é resultado da realização das eleições para o Parlamento Europeu, em 7 de Junho, e da luta dos trabalhadores.

Os deputados do PCP no PE reafirmam a sua firme determinação de continuar a lutar na defesa e promoção dos direitos dos trabalhadores e na exigência da valorização do trabalho e respeito pela dignidade de quem trabalha.

  • Trabalhadores
  • Notas de Imprensa
  • Parlamento Europeu