Intervenção de Ângelo Silva, membro da Câmara Municipal de Gondomar, XXI Congresso do PCP

A Célula do Partido na CM de Gondomar

''

Caros Camaradas,

No âmbito da campanha dos 5000 contactos, fui abordado por um colega de trabalho e militante do PCP, para aderir ao Partido. Assim, desde maio integro a célula da Câmara Municipal de Gondomar.

Com o reforço da célula, passamos a reunir mensalmente, discutindo a situação política, os problemas concretos do nosso local de trabalho e as questões do Partido, como a preparação do Congresso.

Identificamos os problemas concretos do nosso local de trabalho como a tentativa de roubo de direitos aos trabalhadores municipais, pelo executivo PS, que no actual quadro epidémico, decidiu suspender os suplementos remuneratórios, bem como a falta de pagamento sistemático de horas extraordinárias a trabalhadores, a recusa do usufruto de folga compensatória de trabalho ao Domingo, porque diziam eles, o Orçamento autárquico já não suportava essas despesas, aos quais acrescem a implementação de um plano de contingência sem articulação com os representantes sindicais dos trabalhadores e alterações de horário em menos de 24 horas, bem como as dificuldades com os transportes.

Problemas que identificados, foram também articulados com os nossos vereadores eleitos na Câmara cuja intervenção permitiu já solucionar a questão do transporte.

Ao mesmo tempo a célula, tem produzido material de propaganda próprio que por duas vezes demos a conhecer aos trabalhadores, quer através da distribuição de documentos específicos, quer através de cartazes afixados em locais estratégicos.

Paralelamente, temos desenvolvido esforços para reactivar outros camaradas organizados na célula incentivando-os a retomarem actividade política e mantemos o esforço para alargamento e reforço do Partido, continuamos o estilo de trabalho da campanha dos 5000 contactos, identificando colegas de trabalho a contactar e a envolver no trabalho partidário com vista ao recrutamento.

A célula que agora integro, procura consolidar a sua organização distribuindo tarefas e contribuindo para a acção geral do Partido, designadamente na celebração do centenário do Partido com uma sessão em Fevereiro sobre o “Trabalhadores da Administração Local – Mais direitos e condições”, para as eleições presidenciais com acções de contacto e o desenvolvimento de uma lista de apoio de trabalhadores do município à candidatura de João Ferreira.

Camaradas,

Reafirmo o compromisso que assumi com o Partido Comunista Português, de que pode contar com o meu empenho e com o meu trabalho, no contacto com outros, no reforço e alargamento da nossa influência no contributo colectivo do organismo que integro na concretização dos objectivos do nosso Partido.

Avante camaradas
Viva a Célula dos trabalhadores do Município de Gondomar