Intervenção de Pedro Lago, Membro do Secretariado da Festa do «Avante!», XIX Congresso do PCP

A Festa do «Avante!»

''

Camaradas

A Festa do Avante é Festa de Abril, do povo e da Juventude e tem-se consolidado como a maior e a mais importante realização politico-cultural e de massas do nosso País.

Em cada ano nasce uma nova Festa mais cuidada, com mais qualidade, renovada, mostrando as lutas, o artesanato, a gastronomia, a realidade de cada Região e comum a todos os espaços a fraternidade, a camaradagem, a solidariedade que sentimos e vivemos na Festa mostrando o Partido.

Todo o colectivo partidário se orgulha da sua construção e participação desde o momento em que a iniciámos com um simples traço, transformando-se em projecto, passando ao terreno, onde os tubos vão crescendo e entrelaçando-se bem firmes, depois a madeira e finalmente a Decoração, com pinturas que por vezes são obras de arte que enriquecem, embelezam e dão colorido à nossa Festa.

Transmitindo luta, realidades locais, formas de expressão artística levando cada visitante a percorrer o País sem sair da Atalaia. Sentindo os cheiros, os sabores e as cores de cada Região e o modo como os comunistas, transportam e fazem reflectir na Festa, a luta e as propostas para a ruptura com a política de direita e por uma política patriótica e de esquerda.

A sua concepção e construção vai muito para além do Partido, pois envolve, muitos militantes do Partido e da JCP e conta com uma grande participação de amigos e simpatizantes.

O melhor do que se realiza na cultura do nosso País passa na nossa Festa, nos espectáculos de grande qualidade, no Avanteatro, no CineAvante, no Espaço Ciência, nas Artes e no Desporto. No Pavilhão Central reflectem-se as lutas e as propostas do Partido e no Espaço Internacional a solidariedade internacionalista. A alegria, força combativa e entusiasmo da Juventude também estão presentes na nossa Festa, pela sua grande e generosa participação. Na construção, na Cidade da Juventude e na Festa em geral. Por isso a Festa do Avante também é a Festa da Juventude.

A necessidade de dar resposta a novas exigências e desafios, criar melhores condições para receber os visitantes da Festa, a introdução de melhorias no terreno são algumas das nossas principais preocupações. As infra-estruturas, os Acampamentos, a plantação de mais árvores e arbustos, o aumento de zonas de estar e sombras, são algumas das intervenções que iniciámos e que terão continuidade.

A permanente inovação e melhoria do terreno da Festa e criação de novos pólos de interesse exige permanente criatividade, que com muita imaginação e a força do trabalho colectivo vai criando condições para que em cada ano ela se renove e melhore.

Já demos início à construção da 37ª edição da nossa Festa que terá como ponto alto a comemoração do centenário do camarada A. Cunhal. Vamos realizá-la em ano de Eleições Autárquicas e com um cenário de luta mais intensa contra a política de desastre nacional do Governo e das “Troikas” e por uma alternativa patriótica e de esquerda. O que redobra a nossa responsabilidade na sua planificação e preparação antecipada, mantendo os mesmos níveis de qualidade e sempre mais bonita que a anterior.

Iniciamos a Festa muitos meses antes, num trabalho de retaguarda que muitas vezes não se vê, e que culmina na implantação com milhares de camaradas e amigos a participarem nas jornadas de trabalho.

Ao mesmo tempo é importante a sua divulgação e a distribuição antecipada da EP, para além do acompanhamento da sua venda, contribuindo para o êxito da Festa.

«Não há Festa como esta» não é uma simples frase identificativa da nossa Festa mas sim a forma de ser estar e sentir a Festa do Avante, por corresponder a uma realidade sentida e vivida muito para além do nosso Partido.

Festa que só é possível pela natureza de classe do nosso Partido, pelo empenhamento e esforço abnegado do colectivo partidário.

Também ela fruto de Abril, da construção da Democracia e que projecta os valores de Abril no futuro de Portugal.

Mas, camaradas, como alguém já afirmou, e cito, «A melhor Festa é sempre a próxima!».

Viva a Festa do Avante!
Viva o XIC Congresso do nosso Partido!
Viva o Partido Comunista Português!

• XIX Congresso do PCP
  • Central