Comunicado do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP no PE

João Pimenta Lopes reuniu com trabalhadores e a administração da NAV

O deputado do PCP no Parlamento Europeu João Pimenta Lopes integrou esta semana uma delegação do PCP que reuniu com os trabalhadores e com a Administração da NAV.

A NAV é uma empresa estratégica, quer para a economia quer para a soberania nacional. A NAV enfrenta – há largos anos – um vasto conjunto de ameaças, oriundas da política do Céu Único da União Europeia, que comporta o objectivo de destruir a NAV e entregar o controlo aéreo atlântico e nacional à exploração de multinacionais europeias. Com as referidas reuniões, pretendeu-se, em primeiro lugar, fazer um ponto da situação e uma troca de informações sobre este processo.

Mas a NAV tem enfrentado outras dificuldades com origem mais nacional. O facto de estar novamente sem Presidente do Conselho de Administração, com esta reduzida ao mínimo para ter quórum (2), e de tal estar a acontecer pela terceira vez nos últimos anos, é um reflexo dessas dificuldades, como aconteceu com o atraso nos investimentos estratégicos na tecnologia, ou com as dívidas à empresa que o Governo não paga.

Feito o ponto de situação aos processos em curso, nomeadamente no âmbito do “Céu Único Europeu” e no âmbito nacional, o PCP irá apurar necessidades de intervenção no Parlamento Europeu, nomeadamente questionando a Comissão Europeia, e na Assembleia da República e
junto do Governo português.

A NAV é um bom exemplo de uma empresa nacional com uma excelente e qualificada capacidade de resposta às suas responsabilidades, mas que não tem merecido do poder político o melhor acompanhamento e apoio, reflexo também de uma realidade política e comunicacional demasiado centrada em casos e demasiado afastada da realidade nacional e suas prioridades.

  • União Europeia
  • Notas de Imprensa
  • Parlamento Europeu