Conhecimento e TV - Ruben de Carvalho," Diário de Noticias", 15.03.02

Colo, doce colo - Victor Dias, "Avante!", 14.03.02

Anotações sobre a campanha-
Octávio Teixeira, "Diário Económico", 12.03.2002

"Graus zero" -
Vítor Dias, Semanário! 08.03.2002

"Três desabafos" -
Vítor Dias, Avante!, 28.02.2002

"Não será a política?" -
Ruben de Carvalho, Diário de Notícias, 22.02.2002

"14 dias seguidos" -
Vítor Dias, Avante!, 21.02.2002

"Modas... não inocentes", Octávio Teixeira, Diário Económico, 19.02.2002

"Um pouco de vergonha" - Jorge Cordeiro, Avante!, 14.02.2002

"Mistério ou talvez não" -
Vítor Dias, Avante!, 11.02.2002

"Robin Hood" -
Octávio Teixeira, Euronoticias, 08.02.2002

"Figuras tristes" -
Vítor Dias, Semanário, 08.02.2002

"Lavar de mãos" -
Jorge Cordeiro, Avante!, 07.02.2002

"Confissões esclarecedoras" -
Jorge Cordeiro, Avante!, 31.01.2002

"Subitamente no Verão passado" -
Vítor Dias, Semanário, 26.01.2002

"Se eu fosse do PS" -
Vítor Dias, Semanário, 11.01.2002

"Ainda a amnésia" -
Vítor Dias, Avante!, 04.01.2002

"O ar do tempo" -
Vítor Dias, Semanário, 28.12.2001

"E agora, pela esquerda" - Jorge Cordeiro, Avante, 27.12.2001

 


Páginal inicial do PCP


Conhecimento e TV
Ruben de Carvalho, "Diário de Noticias, 15.03.02

Não terá sido certamente dos mais imaginativos títulos o que o meu prezado vizinho do andar de cima nesta página atribuiu ao seu comentário ao debate televisivo da passada terça-feira. Mas que Manuel Villaverde Cabral tenha referido o casório da política e do espectáculo sugere algumas observações exactamente sobre as avaliações da presença dos líderes partidários na RTP1.

Decorreram já mais de quatro décadas desde que Joseph Klapper publicou o seu famoso The Effects of Mass Comunication que avançava, relativamente aos anteriores trabalhos, de Lazarsfeld e outros, uma análise sobre os resultados de uma extensa exposição à televisão, e não apenas - como até então se fizera - os efeitos dos meios de comunicação de massas na formação da opinião pública e comportamentos políticos. Klapper alertava para o facto de a TV se ter transformado num dos eixos comunicacionais das sociedades desenvolvidas, não apenas alterando opiniões ou comportamentos, mas sobretudo introduzindo modificações profundas nas metodologias individuais e colectivas de apreensão do conhecimento. Dá-se hoje como adquirido ser axial na mensagem televisiva um elemento de persuasão (a rica investigação italiana prefere o termo sedução) dominando o factor cognitivo. A dicotomia é evidente, mesmo quando um jornal de referência (neste caso, o DN) convida cinco comentadores para se pronunciarem sobre um debate televisivo.

 

 

 



| Inicio | Candidatos | Agenda CDU | Contacte a CDU |Campanha | Documentos | AR-PCP presta contas | Encontro Nacional do PCP |
| Opinião| Intervenções |Links |Músicas| Tempos de Antena | Grafismos |

 

 

Candidatos da CDU Agenda da CDU Documentos da CDU Programa Eleitoral do PCP Campanha Eleitoral da CDU Balanço da Actividade Parlamentar do PCP na VIII Legislatura Artigos de Opinião Carta de Carlos Carvalhas aos eleitores Contacte a CDU Outros links relacionados com a CDU Músicas Tempos de antena da CDU Grafismos da CDU Página do PCP Página Incial do PCP