Intervenção de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Protecção de dados

Na nossa opinião temos assistido, nos últimos anos, a uma vaga securitária e repressiva impulsionada pelo imperialismo, principalmente como pretensa justificação do chamado "Combate ao Terrorismo", que afronta as liberdades públicas e os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos, empobrecendo progressivamente a democracia que temos.

Preocupam-nos factos que são do conhecimento público como a utilização ilegal de dados pessoais, por parte da CIA (por exemplo) ou o estabelecimento de convénios UE-EUA (como é disso triste exemplo o acordo "Swift") que faz com que criminosos e inocentes, suspeitos e insuspeitos, todos entrem num processo que não assegura, como vem sendo demonstrado, a sua eficácia. Para além disto, existe o risco de se perseguirem todos os movimentos de resistência sob o pretexto do "combate ao terrorismo".

Não podemos aceitar trocar a liberdade por mais segurança, porque no final perderemos ambas. Estes dois valores não são incompatíveis; antes pelo contrário, uma sociedade só pode ser mais segura garantindo amplos direitos e liberdades democráticas.

  • Soberania, Política Externa e Defesa
  • União Europeia
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu