Posições Políticas

Proposta de Resolução Política

Documento aprovado pelo Comité Central na reunião de 21 e 22 de Novembro de 2020, para apreciação no XXI Congresso com base nas Teses – Projecto de Resolução Política e contendo alterações introduzidas em resultado do debate realizado nas organizações do Partido.

Sobre a reunião do Comité Central do PCP de 21 e 22 de Novembro de 2020

O Comité Central do PCP, reunido a 21 e 22 de Novembro de 2020, decidiu sobre o conjunto das propostas a submeter aos delegados ao XXI Congresso no próximo fim de semana e procedeu ao balanço da sua preparação.

O Comité Central do PCP decidiu as propostas de ordem de trabalhos, regulamento e órgãos do Congresso. Foi ainda aprovada a proposta de resolução política a submeter ao XXI Congresso, assim como a proposta de composição do novo Comité Central a ser eleito.

Encontro com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal

Tínhamos uma ideia geral das consequências da epidemia desta fase que estamos a passar. Muitas dessas empresas têm grandes fragilidades naturalmente pela sua dimensão, dificuldades que decorrem da situação e é preocupante.

Centenário de Nascimento de Bernardo Santareno

No dia do ano em que Bernardo Santareno, pseudónimo de António Martinho do Rosário, faria 100 anos de idade e quarenta anos após a sua morte, o PCP não podia deixar de homenagear, aqui, no espaço Vitória, um dos mais pujantes e singulares dramaturgos portugueses da segunda metade do século XX, cuja obra dramática soma 19 textos e, em alguns títulos, foi inovadora e a tocar o génio, como o reconhecem e evidenciam muitos dos seus pares e os críticos da literatura contemporânea que sobre ela se debruçaram.

Ver vídeo
O que é preciso é defender e reforçar o SNS e combater o saque dos grupos privados ao SNS

A realização desta iniciava, e de mais três dezenas que se estão a realizar de Norte a Sul do País, é o culminar da acção nacional promovida pelo PCP, iniciada há cerca de um mês com o lema - combater a COVID, recuperar atrasos, garantir o acesso aos cuidados de saúde – que tem como objectivo chamar a atenção para a situação que se vive na saúde e, fundamentalmente, denunciar a campanha que está em desenvolvimento contra o Serviço Nacional de Saúde, a partir dos grupos económicos do negócio da doença.

São precisas medidas urgentes de apoio à restauração e outros sectores atingidos

1. Para o PCP é inteiramente justificada e compreensível a indignação e protesto dos pequenos empresários da restauração, bares e outros sectores face às novas decisões do Governo, quer quanto às novas restrições de horários e funcionamento dos estabelecimentos quer pela insuficiência das medidas de apoio anunciadas.

Frente Comum em luta

Os trabalhadores da Administração Pública exerceram o direito de manifestação e protesto tendo em conta a situação em que vivem.

Esta acção em torno do aumento dos salários, do reforço dos direitos e reforço dos serviços públicos, designadamente Saúde e Educação, merece ser valorizada e estamos aqui para mostrar a nossa solidariedade a estes trabalhadores que há dez anos que não vêem um tostão de aumento.

Ver vídeo
A vida, o pensamento e a luta de Álvaro Cunhal justificam a homenagem que o País lhe tem prestado

Permitam-me que em nome do Partido Comunista Português saúde a decisão do Município de Coimbra e a presença do Senhor Presidente, em distinguir essa personalidade de grande relevo e multifacetada do Portugal contemporâneo – político e estadista de dimensão nacional e internacional, intelectual, homem da cultura e das artes - que foi Álvaro Cunhal, com o descerramento de uma placa assinalando o local do seu nascimento.