Política de Ciência, Tecnologia e Investigação no Ensino Superior

O Grupo Parlamentar do PCP vai promover hoje, 2ª feira, dia 16 de Junho, pelas 14.30 horas, no Auditório do Edifício Novo da AR, uma Audição Parlamentar sobre a política de Ciência, Tecnologia e Investigação no Ensino Superior. Foram convidados para esta audição Laboratórios Científicos, Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Associações Empresariais, entre outras.

Entende o PCP que só com uma política de desenvolvimento científico estruturante e orientada pelas reais necessidades do país, podemos ultrapassar os importantes défices do Sistema Científico e Tecnológico Nacional que conhecemos. A política de satisfação de interesses circunscritos, de promoção de nichos de investigação bem limitados e desligados das necessidades do tecido produtivo português, aliados a uma política de estrangulamento financeiro do Ensino Superior, dos Laboratórios de Estado e da Investigação e Desenvolvimento de forma sistemática, não conduzirá Portugal rumo ao desenvolvimento social e económico que se exige.

• Educação e Ciência