Intervenção de Paula Santos na Assembleia de República, Reunião Plenária

Os Partidos de Direita falam muito de impostos para não falar de salários

Ver vídeo

''

Os Partidos de Direita falam muito de impostos para não falar de salários.

Querem discutir, no abstrato, a “baixa de impostos”, para fugir à discussão sobre a justiça fiscal, porque o seu grande objetivo resume-se à redução de impostos para as grandes empresas, aprofundando a injustiça fiscal.

Escondem a profunda desigualdade entre quem suporta a maior parte da receita fiscal – quem vive do seu trabalho – e as grandes fortunas e lucros, que, com benefícios fiscais, isenções, regimes de privilégio, paraísos fiscais, põem o dinheiro ao fresco e são cada vez menos tributados em Portugal.

Caminho que o Governo PSD/CDS quer aprofundar.

O que querem é discutir, embalada pela demagogia da CIP, a suposta baixa de impostos como forma de perpetuar os baixos salários. De caminho, substituir salários por prémios, que deixam de contar para a carreira contributiva do trabalhador, desprotegendo-o em situações de doença, desemprego, maternidade e paternidade e com impactos nas suas pensões futuras e na Segurança Social pública, universal e solidária.

Durante a campanha eleitoral e nestes primeiros dias de Governo, quiseram desviar a discussão da necessidade urgente de aumento dos salários.

Quiseram centrar numa suposta redução fiscal. Mas, nem sobre isso, conseguem dizer a verdade, só aldrabices, para enganar os portugueses.

Há um aspeto que salta à vista. Quando está em causa a redução de ainda mais impostos às grandes empresas, o Governo não se engana, nem faz depender de cenários macroeconómicos.

Com a redução anunciada do IRC das grandes empresas; com o anunciado fim das Derramas, que só se aplicam às 70 empresas com mais lucros deste país; com os representantes do capital a exigirem ainda mais benefícios fiscais e o fim de contribuições extraordinárias, é evidente que quem vai afinal beneficiar serão as grandes empresas como a Galp, a EDP, a Jerónimo Martins, a Sonae, a banca privada, as grandes seguradoras, e a elite financeira que as domina. O Governo PSD/CDS quer transferir para os lucros destes grupos económicos aquilo que faz falta ao SNS, à Escola Pública, à proteção social, à Habitação.

Estas grandes empresas obtiveram lucros recordes em 2023, à custa dos sacrifícios das pessoas quando vão ao supermercado, quando pagam a conta da luz, quando metem combustível, ou quando lhes aparece mais um aumento na prestação da casa. Lucros milionários que o PS não quis tributar, e a quem agora PSD e CDS, de braço dado com a IL e o Chega, querem dar ainda mais benesses.

Que fique claro, o anunciado “choque fiscal” afinal é para beneficiar os mesmos de sempre.

No IRS, a montanha pariu um rato.

No IVA, nem uma palavra sobre a redução do IVA da energia ou das telecomunicações.

O “choque fiscal” não abrange as micro, pequenas e médias empresas; só vai mesmo chegar às grandes fortunas e lucros.

E, por isso, impõe-se a pergunta:

- Se no IVA, suportado por todos, o Governo dá zero; se no IRS, afinal são menos de 200 milhões, diga-nos lá: quanto é que vai para as grandes empresas, juntando medidas como a redução do IRC para os 15% e o fim das derramas?

Quanto é que vai diretamente de recursos públicos, que é retirado ao serviço de todos nós para esses grupos económicos, enfraquecendo o Estado e os serviços públicos e impedindo a justiça fiscal e o aumento dos salários que se impõem?

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Intervenções