Intervenção de Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP

Encontro com o Partido Ecologista "Os Verdes"

Ver vídeo

''

Tivemos este encontro hoje com o Partido ecologista os Verdes no seguimento das eleições, para fazer a análise das eleições e também para projectar a acção política futura, num quadro mais exigente, mais difícil. Podemos dizer que partilhamos o fundamental das linhas fundamentais uma grande valorização da campanha que realizámos em conjunto, uma grande valorização da entrega dos militantes do PCP, do PEV, mas também de outras centenas de centenas de gente sem filiação partidária que deu corpo e abraçou o CDU.

Como fui dizendo durante a campanha. Nesta construção, todos os dias, do voto da CDU, num quadro, como disse, mais exigente e mais difícil, com o qual não estamos satisfeitos com resultados eleitorais da CDU, mas confiantes para continuar esta cooperação, a afirmação deste projecto alternativo e único projecto alternativo dará resposta à grande exigência de mudança que se provou nas eleições. Nós temos a votação que temos.

A ideia que temos é que ela e ela vêm a partir de uma justa exigência de mudança, ora uma mudança que nunca virá pelas mãos, em particular do PSD, do CDS, do Chega e do Iniciativa Liberal. Daí só virá a mudança na continuação dos apoios aos grupos económicos, da continuação de todos os problemas que vivemos. E teremos esta obrigação de afirmar esta alternativa que responda de facto aos problemas que estão colocados: dos salários, das pensões, da habitação, da saúde, das respostas aos direitos dos pais e das crianças, das questões da natureza, do equilíbrio ecológico. Essas respostas que são necessárias, que foram exigidas de um ponto de vista das eleições, ainda não estando conhecidos todos os votos, mas que foram uma exigência das eleições, temos a certeza absoluta que não será pelas mãos do PSD e do CDS que virá de certeza absoluta.

Da mesma forma que não veio, em particular nos últimos dois anos, pelo Partido Socialista. 

É preciso formar uma alternativa a estes dois caminhos. E estamos convencidos que temos alternativa e que estamos a construí-la. Numa situação mais exigente, mas que temos confiança e determinação para continuar. Em suma, estas grandes ideias. Temos batalhas eleitorais, umas marcadas, outras eventuais, para os próximos tempos.

Reafirmamos esse compromisso de solidificar a coligação e estamos cá com confiança.