Intervenção de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Necessidade de uma profunda modificação da PAC

Os agricultores que protestam por toda a Europa têm uma causa comum: a Política Agrícola Comum.
Podem anunciar pensos rápidos mas já todos percebemos que se esta politica desastrosa se mantiver, a nível europeu e a nível nacional, com injustiças na atribuição das ajudas, em que 70% das ajudas diretas vão para apenas 7% dos agricultores, a justa indignação dos agricultores vai continuar.

Os agricultores portugueses denunciam, entre outras coisas, a falta de apoios à agricultura familiar e aos pequenos e médios agricultores, que enfrentam uma situação económica dramática com o aumento dos custos de produção, o esmagamento dos preços à produção e a expressiva redução dos rendimentos, a que se junta agora a situação de seca extrema.

Daqui nos solidarizamos com os agricultores que a esta hora se estão a manifestar em Vila Real e reafirmamos o nosso compromisso com a necessidade de uma profunda modificação da PAC. Que recupere mecanismos de regulação dos mercados, assegure rendimentos justos aos produtores, garantindo a atividade agrícola e a soberania alimentar dos povos.

• União Europeia
  • Intervenções