Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

Delegação do Parlamento Europeu visita zonas afectadas pela seca e incêndios em Portugal<br />Nota de Imprensa dos deputados do PCP ao PE

Uma delegação do Parlamento Europeu (PE) composta por 14 deputados, onde se inclui o deputado do PCP, Pedro Guerreiro, deslocar-se-á a Portugal e Espanha, nos dias 12 e 13 de Janeiro, a fim de observar os danos provocados pela seca e incêndios ocorridos no país durante o passado ano. A delegação do PE visitará, em Portugal, as localidades de Mértola, Serpa, Évora e Pampilhosa da Serra, contactando com a população, Organizações Agrícolas, Associações de Desenvolvimento Local e Autarcas. Lembramos que, sobre esta questão e neste último ano, o PCP realizou várias iniciativas e apresentou propostas, de que realçamos:

• o pedido de debate em sessão plenária do PE (que se realizou em Setembro passado), através de carta dirigida ao Presidente do Parlamento Europeu, a que se juntaram vários requerimentos à Comissão Europeia;
  • a visita realizada por uma delegação da Comissão de Agricultura do PE, em Julho passado, às zonas afectadas pelos incêndios (após proposta dos nossos deputados);
  • a apresentação de emendas ao Orçamento para 2006, visando aumentar as dotações para apoio à prevenção de incêndios;
  • a subscrição de resoluções onde foi exigida a aplicação do Fundo de Solidariedade a Portugal, tendo em conta a situação de seca extrema que se vivia no país, a reivindicação de apoios extraordinários aos pequenos e médios agricultores e a criação de um seguro público que fizesse face às situações de catástrofes naturais como a seca, inundações e incêndios.

• Ambiente
  • Notas de Imprensa