Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Defesa do montado de sobro e azinheira<br />Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo

A Associação de Produtores Florestais da Margem Esquerda do Guadiana e outras associações de produtores florestais e de criadores de porcos têm demonstrado a sua preocupação com a morte de sobreiros e azinheiras, o que também afecta a criação de porcos, podendo a sua origem estar ligada ao crescimento de um fungo que ataca as raízes e pode infectar, além do sobreiro e da azinheira, um vasto número de espécies que fazem parte do bosque mediterrâneo, sendo difícil de controlar, parecendo não haver ainda um fungicida específico. Os agricultores estão preocupados e pretendem o reconhecimento da multifuncionalidade do montado, pois isso é fundamental para uma política pública que apoie a consolidação dos montados e, por conseguinte, o desenvolvimento rural de vastas zonas do sul e outros locais de Portugal.Assim, solicito à Comissão que me informe do seguinte:

1. Tem conhecimento deste grave problema que está a afectar os montados e os produtores florestais de Portugal?
  2. Considera possível apoiar um Programa de Defesa do Montado, que integre todos os interessados: Laboratórios de Investigação do Estado, Universidades, Autoridade Florestal e as Associações de Produtores do Sector?

• Ambiente
  • Perguntas